Quem Somos

AstroFurg - Divisão de altas energias (D.A.E.)

O campo da Astrofísica de Altas Energias explora eventos no domínio mais energético do espectro eletromagnético (raios X e raios gama). Nosso grupo analisa e modela emissões de fontes cósmicas oriundas de processos a altas temperaturas, ou fenômenos não térmicos altamente energéticos. Nosso objetivo geral é obter uma melhor compreensão dos fenômenos ultraenergéticos associados à acreção em objetos compactos, supernovas, GRBS e ventos estelares.

A equipe da AstroFurg - D.A.E. é formada por um pesquisador acadêmico principal, diversos colaboradores externos, uma pós-doc, e alunos da graduação e pós-graduação.

PESQUISADOR PRINCIPAL

Dr. Cristian Giovanny Bernal

CV Lattes

-

PERFIL

Graduação em Física na Univalle (Colômbia), Mestrado e Doutorado em Astrofísica na UNAM (México). Atualmente é Pesquisador no IMEF-FURG e membro do programa de pós-graduação da Física. Participa em vários projetos internacionais de pesquisa, incluindo México, Brasil, Colômbia e Itália. Tem experiência em fenómenos astrofísicos de alta energia com ênfase na astrofísica estelar, supernovas, estrelas de nêutrons, processos de acreção e astro-partículas. Trabalha na parte teórica/numérica dos modelos físicos, realizando simulações astrofísicas de grande refinamento. Fundou o grupo de pesquisa: Divisão de Astrofísica de Altas Energias (Astrofurg - DAE).

ESTUDANTE DA PÓS-GRADUAÇÃO

Laura Neves do Amaral

E-mail: laura.nevesdoamaral@gmail.com

CV Lattes

-

PERFIL

Graduação em Física no IMEF-FURG. Atualmente é Mestranda em Física no mesmo Instituto. Tem interesse em astrobiologia e ciências planetárias, mais especificamente em habitabilidade de planetas. Tem experiência em astronomia amadora e divulgação científica, devido ao trabalho desempenhado como bolsista no projeto Operação Cruzeiro do Sul do observatório SOFIA. Faz parte do grupo de pesquisa Astrofurg - DAE.

ESTUDANTE DA PÓS-GRADUAÇÃO

Felipe Vargas Ventura

E-mail: f.ventura.vargas@gmail.com

CV Lattes

-

PERFIL

Graduação em Física no IMEF-FURG. Atualmente é Mestrando em Física no mesmo Instituto. Começou o curso de Engenharia Mecânica em 2010 participando de projetos na área de física do estado sólido. Trocou para curso Física Bacharelado em 2012 onde continuou atuando na área de estado sólido. Fez uma estadia acadêmica de três semestres na Irlanda, pelo programa Ciência Sem Fronteiras, na National University of Ireland, Maynooth, estudando astrofísica. Participou de um projeto da missão COrE da European Space Agency (ESA). Tem interesse na astrofísica dos GRBs. Faz parte do grupo de pesquisa Astrofurg - DAE.

Faça parte do nosso grupo

Nas últimas décadas, os avanços teóricos e tecnológicos nos permitiram observar e compreender o Cosmos com uma precisão sem precedentes, tornando a astrofísica um ramo da ciência impulsionado por observações e análise numérica. Esse entusiasmo e crescimento científico está atraindo cada vez mais pessoas a trabalhar nesta área de conhecimento. A astrofísica está vivendo uma idade de ouro.

Você está convidado a fazer parte do nosso grupo AstroFurg - D.A.E.