Livros

Astronomia e Astrofísica

Livros elementares e avançados

A investigação dos fenômenos cósmicos é uma das mais antigas aventuras da humanidade e, ao mesmo tempo, uma das áreas em que estamos presenciando a mais impressionante expansão do conhecimento nas ciências naturais. O rápido crescimento de evidências experimentais devido, por exemplo, à moderna tecnologia da computação, observatórios via satélite e instrumentação de alta tecnologia tendem mesmo a acelerar isso. Para manterem-se atualizados, os cientistas coletam suas informações em periódicos especializados, em simpósios internacionais e em artigos de revisão. Essas fontes dificilmente são acessíveis aos alunos. Aqui, recomendaremos alguns livros de astronomia e astrofísica fundamental e alguns mais avançados para aqueles interessados no excitante mundo da astrofísica moderna.

HANDBOOK OF SPACE ASTRONOMY AND ASTROPHYSICS. Martin Zombeck - Totalmente atualizado e incluindo dados das últimas observações espaciais, esta terceira edição é uma compilação abrangente dos fatos e números relevantes para astronomia e astrofísica modernas.

AN INTRODUCTION TO MODERN ASTROPHYSICS. Bradley W. Carroll, Dale A. Ostlie - A segunda edição deste livro foi completamente revisada para refletir as mudanças dramáticas e os avanços na astrofísica que ocorreram na última década. Também foi atualizada para incluir os mais recentes resultados de campos relevantes da astrofísica e avanços em nossa compreensão teórica dos fenômenos astrofísicos.

FUNDAMENTAL ASTRONOMY. Hannu Karttunen- Como o título sugere, este livro é sobre coisas fundamentais que se espera que permaneçam as mesmas. No entanto, a astronomia evoluiu enormemente nos últimos anos, e apenas alguns capítulos deste livro foram deixados inalterados nesta edição.

INTRODUCTION TO ASTRONOMY AND COSMOLOGY. Ian Morison - Este livro surgiu a partir do curso de palestras que o autor desenvolveu para o primeiro ano de graduação em física e astronomia na Universidade de Manchester. O fato de a astronomia ser uma vitrine maravilhosa para a física e aproveitada neste texto, que usa aspectos da física que abrangem as teorias da gravidade de Newton e Einstein, da física nuclear e de partículas, e até mesmo da mecânica quântica.

THE FUNDAMENTALS OF MODERN ASTROPHYSICS. Mikhail Ya. Marov - Este livro é dirigido a leigos que gostariam de obter mais informações sobre o nosso ambiente espacial - que se estende desde o planeta Terra, muito além do sistema solar até a borda do universo. O livro também será útil para estudantes interessados em espaço e astronomia.

AN INTRODUCTION TO STELLAR ASTROPHYSICS. Francis LeBlanc - Este livro é projetado para ser usado pelos alunos após um primeiro curso sobre astrofísica estelar. Destina-se principalmente aos estudantes avançados de graduação em física ou programas de astronomia. Também pode servir como referência básica para pesquisadores que trabalham em outras áreas além da astrofísica estelar.

EXTRAGALACTIC ASTRONOMY AND COSMOLOGY. Peter Schneider - Esta segunda edição foi atualizada e substancialmente expandida. Começando com a descrição da nossa galáxia Via Láctea, este livro introduz o leitor para a astronomia de galáxias, sua estrutura, núcleos ativos galácticos, evolução e distribuição em grande escala no universo. Depois de uma extensa e completa introdução à moderna cosmologia observacional e teórica, o foco se volta para a formação de estruturas e objetos astronômicos no Universo primitivo.

ACCRETION FLOWS IN ASTROPHYSICS. Nikolay Shakura - Este livro destaca tópicos selecionados da teoria padrão e moderna de acreção em buracos negros e estrelas de nêutrons magnetizadas. A estrutura de discos padrão estacionários e processos viscosos não estacionários em discos de acreção são discutidos com o mais alto grau de precisão que a teoria analítica pode fornecer, incluindo efeitos relativísticos em discos planos e deformados ao redor de buracos negros.

HIGH ENERGY ASTROPHYSICS. Thierry J.-L. Courvoisier - Este livro evoluiu de palestras dadas aos estudantes da Universidade de Genebra desde o início dos anos 90. O livro tem duas partes principais. Na primeira parte, o autor começa de um processo físico, por exemplo, um processo de emissão, e enseguida discute e estabelece a física envolvida. Na segunda parte, toma uma visão oposta e começa a partir de um tipo de objeto (por exemplo, binárias de raios-X) e procede a compreender sua natureza na medida do possível. Embora não existam seções dedicadas de instrumentação, algumas técnicas e instrumentos observacionais são introduzidos.

ASTROPHYSICS OF EXOPLANETARY ATMOSPHERES. Valerio Bozza - Este livro fornece uma introdução essencial aos aspectos observacionais, teóricos e laboratoriais do campo das atmosferas exoplanetárias, estimulando o leitor a estabelecer ligações diretas entre os mundos do nosso Sistema Solar e aqueles que orbitam outras estrelas. Este volume também deve ser visto como um tributo à extraordinária diversidade, dinamismo e interdisciplinaridade da pesquisa no campo das atmosferas dos sistemas planetários extrasolares.

Divulgação científica

Livros interessantes e relevantes

Nesta seção, recomendaremos alguns livros de astronomia e astrofísica de interesse geral. Existem milhares de recursos da internet que servem os interesses da maioria dos astrônomos amadores. É raro um astrônomo amador ou iniciante que não possui uma coleção de livros, de ficção científica a obras de referência sobre astronomia. Aquí vai uma lista dos livros que consideramos interessantes e importantes para começar no mundo da astronomia e astrofísica. Divirta-se!

COSMOS. Carl Sagan - Embora grande parte da ciência no Cosmos esteja agora um pouco antiquada, a beleza pura da prosa de Sagan torna esse livro num clássico da ciência moderna.

A BRIEF HISTORY OF TIME. Stephen Hawking - Stephen Hawking, um dos mais brilhantes físicos teóricos da história, escreveu o clássico moderno Uma Breve História do Tempo para ajudar os não-cientistas a compreender questões fundamentais da física e da nossa existência: de onde veio o universo? Como e por que começou? Chegará ao fim e, em caso afirmativo, como? Hawking tenta lidar com essas questões (e onde podemos procurar respostas) usando um mínimo de jargão técnico. Entre os temas abordados graciosamente estão a gravidade, os buracos negros, o Big Bang, a natureza do tempo e a busca dos físicos por uma grande teoria unificadora.

BLACK HOLES AND TIME WARPS. Kip Thorne - Este físico, vencedor do prêmio Nobel (2017) fez carreira ao explorar e estudar questões que parecem mais adequadas à ficção científica do que a debates científicos sérios. No entanto, as questões abordadas neste trabalho são apresentadas em linguagem fácil de entender.

HYPERSPACE. Michio Kaku - Se você está interessado em participar de uma odisséia científica através de universos paralelos, distorções temporais e a décima dimensão, ou se está procurando respostas sobre por que o Universo é como é, este livro irá explicar algumas das possíveis razões de uma maneira que fará sentido.

THE DEMON-HAUNTED WORLD. Carl Sagan and Ann Druyan - O livro explica aos leigos o que é ciência e como os pesquisadores usam o processo de investigação científica para entender o universo ao nosso redor. Há muito desmascaramento no livro - de encontros com alienígenas, canalização e outras experiências paranormais - e Sagan até fornece aos leitores um "kit de detecção de mentiras" para ajudá-los a navegar em um mundo confuso e caótico.

THE UNIVERSE IN A NUTSHELL. Stephen Hawking - Neste novo livro, Hawking nos leva à vanguarda da física teórica, onde a verdade é mais estranha que a ficção, para explicar em termos leigos os princípios que controlam nosso universo. Como muitos na comunidade de físicos teóricos, o professor Hawking está procurando descobrir o graal da ciência - a Teoria indescritível de Tudo que está no coração do cosmos. Em seu estilo acessível e muitas vezes lúdico, ele nos guia em sua busca para desvendar os segredos do universo - da supergravidade à supersimetria, da teoria quântica à teoria M, da holografia à dualidade.

THE ELEGANT UNIVERSE. Brian Greene - Um livro sobre supercordas, dimensões ocultas e a busca pela teoria final. Brian Greene, um dos principais teóricos de cordas do mundo, faz com que alguns dos conceitos mais sofisticados já contemplados sejam acessíveis e completamente divertidos, trazendo-nos mais perto do que nunca de entender como o universo funciona.

ASTROPHYSICS FOR PEOPLE IN A HURRY. Neil deGrasse Tyson - Qual é a natureza do espaço e do tempo? Como nos encaixamos no universo? Como o universo se encaixa dentro de nós? Não há melhor guia para essas questões que se expandem na mente do que o aclamado astrofísico e best-seller Neil de Grasse Tyson.

EXOPLANETS. Samantha Mathewson - A busca por planetas além do nosso sistema solar revelou incontáveis surpresas, incluindo a existência de mundos estranhos e inesperados que os astrônomos jamais imaginariam existir apenas algumas décadas atrás. O novo livro intitulado "Exoplanetas: mundos de diamante, super-terras, planetas Pulsar e a nova busca pela vida além do nosso sistema solar" explora a história da pesquisa de exoplanetas, ilustra os diferentes tipos de planetas descobertos até hoje e discute como os astrônomos planejam estudar ainda mais esses novos mundos alienígenas.

FINDING OUR PLACE IN THE UNIVERSE. Helene Courtois - A astrofísica francesa Helene Courtois descreve a busca revigorante para descobrir a casa da Via Láctea. Em 2014 Courtois fez parte de uma equipe de pesquisa que descobriu o superaglomerado galáctico que contém a Via Láctea, que eles chamaram de Laniakea. Isso significa "céu incomensurável" em havaiano.

Ficção científica

Os melhores escritores de Sci-Fi

A ficção científica é um gênero cujo conteúdo é baseado em supostas realizações científicas ou técnicas que poderiam ser alcançadas no futuro. Esse sustento científico torna a ficção científica diferente do gênero de fantasia, onde situações e personagens são o resultado da imaginação. A ficção científica nasceu como um subgênero literário na década de 1920. Com o tempo, ela foi expandida para diferentes formatos. A ficção científica cinematográfica tem sido uma das adaptações mais bem sucedidas, especialmente desde a segunda metade do século XX. Nesta seção, vamos citar alguns dos melhores escritores de ficção científica de todos os tempos; vamos destacar sua vida e sua obra, além de recomendar seus melhores livros.

  • Isaac Asimov (1920-1992)

    Foi um escritor e bioquímico americano, nascido na Rússia, autor de obras de ficção científica e divulgação científica. Asimov é considerado um dos mestres da Ficção Científica e, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke, foi considerado um dos "três grandes" da ficção científica. A obra mais famosa de Asimov é a Série da Fundação, também conhecida como Trilogia da Fundação, que faz parte da série do Império Galáctico e que logo combinou com a Série Robôs. Também escreveu obras de mistério e fantasia, assim como uma grande quantidade de não-ficção. No total, escreveu ou editou mais de 500 volumes, aproximadamente 90 000 cartas ou postais, e tem obras em cada categoria importante do sistema de classificação bibliográfica de Dewey, exceto em filosofia. Ele foi entrevistado em The David Letterman Show, em outubro 21, 1980. Nesta fantástica entrevista o gênio de Asimov predice Youtube antes que a Internet fosse inventada mesmo! um gênio total e incrível. Entre seus livros mais famosos estão: Eu, robô (1950), Homem Bicentenário (1976), e A trilogia da Fundação (1951-1993). A novidade é que a Fundação está sendo adaptada para a televisão. O prazo relatado no início deste ano indicava que o programa estava em desenvolvimento, mas essa foi apenas a última de várias tentativas de adaptar a Fundação, incluindo uma versão desenvolvida por Jonathan Nolan para a HBO. Agora, no entanto, parece que a Fundação realmente vai acontecer, com David S. Goyer e Josh Friedman como showrunners. (Como Nolan, Goyer foi um dos escritores de The Dark Knight Rises, enquanto Friedman criou Terminator: The Sarah Connor Chronicles). A série será produzida pela Skydance Television, e a filha de Asimov, Robyn, será uma das produtoras executivas.

    Leia em linea a obra de Isaac Asimov.

  • Ray Bradbury (1920-2012)

    Foi um escritor americano que atuou como romancista e contista primariamente de ficção-científica e fantasia. Ele é mais conhecido por seu trabalho mais famoso, Fahrenheit 451, de 1953, uma das mais renomadas obras de ficção do século XX, uma das histórias consideradas precursoras do gênero de distopia/ficção especulativa. Outras de suas obras famosas incluem Crônicas Marcianas (1950) e O Homem Ilustrado (1951). Muitas de suas obras foram adaptadas ao longo de sua carreira, tanto para o cinema, quanto para a televisão. Os primeiros rascunhos e manuscritos de contos e estórias desenvolvidas pelo autor datam de 1931, quando este tinha cerca de onze anos de idade. Ele fez uma fascinante entrevista em 1982 com Graham Nash e Bill Tush. Se explora o processo criativo, as raízes de sua mente na Ficção Científica, seu humor e desejo de sempre ficar jovem de coração.

    Leia em linea a obra de Ray Bradbury.

  • Arthur C. Clarke (1917-2008)

    Foi um escritor e inventor britânico radicado no Sri Lanka, autor de obras de divulgação científica e de ficção científica como o conto The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço e o premiado Encontro com Rama. Desde pequeno mostrou sua fascinação pela astronomia, a ponto de, utilizando um telescópio caseiro, desenhar um mapa da Lua. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu na Royal Air Force (Força Aérea Real britânica) como especialista em radares, envolvendo-se no desenvolvimento de um sistema de defesa por radar, sendo uma peça importante do êxito na batalha da Inglaterra. Depois, estudou Física e Matemática no King's College de Londres. 2001: Uma Odisséia no Espaço é considerado um ícone importante da ficção científica mundial, aclamado por muitos como um dos melhores filmes já feitos em todos os tempos. Especialistas lhe atribuem forte influência sobre a maioria dos filmes do gênero que lhe sucederam. Também em reconhecimento a Clarke, o asteróide 4923 foi batizado com seu nome, assim como uma espécie de dinossauro Ceratopsiano, o Serendipaceratops arthurclarkei, descoberto em Inverloch, Austrália. O compositor francês Jean Michel Jarre realizou em 2001, um concerto intitulado 2001: A Rendez-Vous In Space em homenagem a obra 2001: Uma Odisséia no Espaço. Clarke inclusive fez uma participação especial em algumas partes do show.

    Leia em linea a obra de Arthur C. Clarke.

  • Philip K. Dick (1928-1982)

    Foi um escritor norte-americano de ficção científica que alterou profundamente este gênero literário, explorando temas políticos, filosóficos e sociais, autoritarismo, realidades alternativas e estados alterados de consciência. Seus escritos refletiam seus interesses em metafísica e teologia e em muitas vezes questionou a realidade e a ordem estabelecida, identidade, uso e abuso de drogas, transtornos mentais e experiências transcendentais. Apesar de ter tido pouco reconhecimento em vida, a adaptação de vários dos seus romances ao cinema acabou por tornar a sua obra conhecida de um vasto público, sendo aclamado tanto pelo público como pela crítica. Inicialmente, seus contos e novelas não tiveram sucesso comercial. Foi em 1962 que seu livro O Homem do Castelo Alto foi aclamado pela crítica, ganhando inclusive o Prémio Hugo de melhor livro. Ao todo, Philip produziu 44 livros, cerca de 121 contos, a maioria deles publicados em revistas especializadas ainda em vinda. Vários de seus livros foram adaptados para o cinema e para a televisão, como Blade Runner (1982 e 2017), Total Recall (1990 e 2012), Minority Report (2002).

    Leia em linea a obra de Philip K. Dick.

  • H. G. Wells (1886-1946)

    Foi um escritor britânico e membro da Sociedade Fabiana. Nos seus primeiros romances, descritos, ao tempo, como "Romance científico", inventou uma série de temas que foram mais tarde aprofundados por outros escritores de ficção científica, e que entraram na cultura popular em trabalhos como A Máquina do Tempo, O Homem Invisível e A Guerra dos Mundos. Visionário, chegou a discutir em obras do início do século XX questões ainda atuais, como a ameaça de guerra nuclear, o advento de Estado Mundial e a Ética na manipulação de animais. Ele analisa a dicotomia entre a natureza e a educação e questiona a humanidade em livros como A Ilha do Dr. Moreau. Nem todos os seus romances terminam em feliz Utopia, como mostra o distópico When the Sleeper Awakes. "A Ilha do Dr. Moreau" ainda é mais sombria. O narrador, após ficar encurralado numa ilha cheia de animais vivissectados (sem sucesso) até se transformarem em seres humanos, acaba por regressar à Inglaterra e, tal como Gulliver no regresso do país dos Houyhnhms, vê-se incapaz de afastar a percepção dos membros da sua própria espécie como bestas só ligeiramente civilizadas, regressando a pouco e pouco à sua natureza animal.

    Leia em linea a obra de H. G. Wells.