ASSUNTOS ACADÊMICOS

CNPq - ASTROFURG

Grupo Certificado - 2019

Mais um logro! O Grupo ASTROFURG foi certificado pela CNPq e pela DGP:

Prezado(a) Líder Cristian Giovanny Bernal,

O Grupo de Pesquisa ASTROFURG-DAE foi certificado em 09/09/2019 pelo dirigente Gabriela Amaral de Rezende. A partir deste momento, este grupo está disponível também para consulta pública na base corrente, no Portal do DGP.

Atenciosamente,

DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

ASTROFURG - FASE 2

New Team - 2019

E assim começa uma nova etapa de pesquisa, uma nova aventura. Uma nova esperança.

Temos agora uma nova geração de estudantes curiosos e entusiasmados que inicia seus estudos de Astrofísica de Altas Energias na ASTROFURG.

Sejam bem-vindos à ASTROFURG... Que seus estudos sejam alegres e aventureiros, que aproveitem e encarem esta jornada acadêmica com alegria e muitos sonhos. Desejo a vocês uma vida acadêmica longa e próspera.

3 de 3... Vitória!

Astrofurg-UNAM - 2019

É com grande prazer que o grupo Astrofurg compartilha as boas novas com vocês:

1. A nossa querida estudante Laura Neves do Amaral passou, neste mês de junho, no exame de Qualificação para Doutorado no Instituto de Ciências Nucleares da UNAM (ICN). Laura está trabalhando na área de habitabilidade planetária sob a orientação da Dra. Antigona Segura do ICN-UNAM e co-orientada pelo Dr. Rory Barnes, do Astronomy Department, University of Washington. Parabéns Laura, você tem um futuro brilhante pela frente!

2. Da mesma forma, o aluno Augusto César Calígula também passou seu exame de Qualificação de Doutorado no Instituto de Astronomia da UNAM (IA-UNAM) no mês de junho. Calígula está trabalhando na nova área de pesquisa das kilonovas, sendo orientado pelo Dr. Nissim Fraija do IA-UNAM e colabora com vários pesquisadores estrangeiros, incluindo ao Dr. P. Veres, do Center for Space Plasma and Aeronomic Research (CSPAR), University of Alabama in Huntsville. O trabalho contínuo e responsável sempre dá seus frutos... Parabéns Calígula, vai com todo!

3. Finalmente, neste mesmo mês, o aluno Felipe Ventura Vargas, passou seu exame/entrevista para admissão no Doutorado no ICN-UNAM. Felipe está sendo orientado por mim e co-orientado pelo Dr. Fabio de Colle do ICN em seu mestrado. Agora, Felipe trabalhará sob a orientação do Dr. Fabio de Colle na área das supernovas, e colaborará com pesquisadores estrangeiros como o Dr. Enrico Ramirez-Ruiz, professor and chair of astronomy and astrophysics at UC Santa Cruz, e a Dra. Raffaella Margutti do Center for Interdisciplinary Exploration and Research in Astrophysics (CIERA), Department of Physics and Astronomy, Northwestern University. Você trabalhou muito bem Felipe… Você merece!

Vale ressaltar que os três alunos foram premiados com bolsas integrais para seus estudos de doutorado: 3 de 3... Vitória para Astrofurg e para o IMEF!

Podem ver as pesquisas destes estudantes na nossa sessão "POSTS PESQUISA" do site...

INTERNACIONALIZANDO ESTUDANTES

UNAM - 2019

Como parte do processo de internacionalização da FURG, Nosso grupo está trabalhando incansavelmente para conseguir parcerías de pesquisa com várias universidades estrangeiras. Em particular, com vários Institutos da Universidade Nacional Autónoma do México - UNAM. A este respeito, várias colaborações de pesquisa foram alcançadas e três alunos de mestrado da PPG-Fisica que fazem parte do grupo Astrofurg obtiveram estagios de pesquisa na UNAM. De fato, foi possivel que dois desses alunos (e proximamente, o terceiro) conseguiram ingressar no programa de Doutorado em Astrofísica da UNAM, premiados com bolsas de pesquisa para seus estudos.

LAURA NEVES DO AMARAL - A primeira aluna em visitar a UNAM foi Laura Neves do Amaral. A estudante, nesse momento Mestranda da pós-graduação em Física da IMEF, viajou para o México realizar um intercambio de um semestre (Agosto-Dezembro 2017) no Instituto de Geofísica da Universidad Nacional Autónoma de México, IG-UNAM. A viagem foi realizada através de uma parceria entre o Professor Cristian Giovanny Bernal da IMEF-FURG e o Dr. Primoz Kajdic da IG-UNAM, os quais foram Orientador e Co-orientador de Laura respectivamente. A aluna usou seus conhecimentos em um projeto de pesquisa que faz parte da ESA (Agência Espacial Européia) para investigar a interação do vento solar sobre a atmosfera marciana. Para isso, aprendeu sobre o analise de dados de observatórios espaciais como MAVEN e Mars Express usando ferramentas numéricas sofisticadas. Alem disso, a aluna cursou a disciplina: "A Física do Meio Interplanetário", que foi fundamental para expandir seu conhecimento e aplicá-lo no seu trabalho de tese. Laura Neves do Amaral aproveitou ao máximo a oportunidade, inclusive para melhorar seu conhecimento da língua espanhola e inglesa e para fazer parcerias que acrescentaram sua formação profissional. Atualmente, Laura está fazendo seu doutorado no Instituto de Ciências Nucleares da UNAM na área de exoplanetas, sob a supervisão da Dra. Antigona Segura e co-orientada pelo Dr. Rory Barnes, do Departamento de Astronomia da Universidade de Washington. Desejamos o melhor para você, Laura... parabéns por essa nova etapa.

AUGUSTO CÉSAR CALÍGULA - O segundo estudante em visitar a UNAM foi o aluno Augusto César Calígula, nesse momento Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). Ele viajou para o México para realizar um estágio de pesquisa de um semestre (fevereiro a julho de 2018) no Instituto de Astronomia da Universidade Nacional Autônoma do México (IA-UNAM). Como antes, a viagem é realizada através de uma parceria entre o professor Cristian Giovanny Bernal do IMEF-FURG e o Dr. Nissim Ilich Fraija do IA-UNAM, os quais são Orientador e Co-orientador do Augusto César, respectivamente. O estudante trabalhou em um projeto de pesquisa que faz parte do experimento High-Altitude Water Cherenkov (HAWC), para pesquisar sobre os efeitos do campo magnético na ejecta dos jatos relativísticos em GRBs. Para isso, aprendeu sobre o análise de dados do observatório HAWC e simulação numérica tipo Monte Carlo. Este aprendizado foi fundamental para ganhar experiência e aplicá-la no seu trabalho de dissertação. Ele também aproveitou ao máximo a oportunidade para fazer parcerias que acrescentaram sua formação profissional. Atualmente, Calígula está fazendo seu doutorado no Instituto de Astronomia da UNAM, orientado pelo Dr. Nissim Fraija no área dos Gamma-Ray Bursts curtos. Boa sorte neste novo começo!

FELIPE VENTURA VARGAS - O estudante Felipe Ventura Vargas é o terceiro estudante da Astrofurg em visitar a UNAM, através de una nova parceria cientifica (março a julho de 2019). O aluno atualmente está terminando su mestrado no Programa de Pós-Graduação em Física (PPG-Física) do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). Ele é orientado pelo Dr. Cristian Giovanny Bernal e está sendo co-orientado pelo Dr. Fabio de Colle do Instituto de Ciências Nucleares, ICN-UNAM. O aluno está trabalhando em um projeto de interesse fundamental na área de supernovas. Ele está aproveitando a oportunidade para escrever um código numérico de transporte radiativo para junta-lo com o código numérico MEZCAL, que realiza simulações hidrodinâmicas de eventos explosivos, como supernovas e GRBs, e assim ser capaz de resolver um enigma fabuloso: o caso da supernova que passa de um tipo de classificação para outro. Estamos muito animados para ver os resultados finais deste trabalho. Atualmente, o aluno está preparando sua dissertação de mestrado para se formar o mais rápido possível e iniciar seu doutorado no ICN-UNAM, sob a supervisão do Dr. Fabio de Colle. Vamos com tudo Felipe!

Mestrandos da Astrofurg se formando no IMEF-FURG. Uma nova esperança surge agora nas suas vidas. Que a força esteja com vocês!!